segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Eclipse Lunar do dia 16/08/2008 no Pico da Bandeira.






Saímos de Vitória com a turma do Observatório Astronômico da Ufes (OA-UFES) ao todo 15 pessoas, para a Serra do Caparaó, por volta de 01h30min da madrugada do dia 16/08, onde fica o Pico da Bandeira o 3º pico mais alto do Brasil, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais. Chegamos por volta das 06:30 da manhã de onde partimos para a área de camping mais próximo do nosso destino.



Às 13h30min começamos a subida, foram 4 horas caminhando numa trilha cheia de pedras e que se distanciava do nosso destino em mais ou menos 4 km, quando começamos o céu estava completamente nublado e podíamos perceber a umidade das nuvens que nos alcançava. Mas à medida que nos aproximávamos do nosso destino o tempo foi melhorando e assim foi sendo desnudada toda a paisagem que nos rodeava, como já estava próximo do pôr do sol podíamos perceber as nuvens mais densas abaixo da altitude que nos encontrávamos, iluminadas pela luz solar que se projetava logo acima das nuvens e próximo ao horizonte.
Daí um pouco nasceu esmaecida e quase imperceptível com as sombras parecendo indicar a direção de onde surgiria, a nossa Lua quase completamente tomada pela umbra terrestre.

Tão logo surgiu no horizonte logo foi impondo a sua presença dominando toda a atenção entorno da Lua tão especialmente iluminada com a Terra a projetar a sua forma na superfície lunar.

Os participantes da excursão logo se deleitaram com a observação das estrelas e planetas que eram possíveis de serem detectados. No horizonte oposto era possível observar outro espetáculo a decomposição da luz solar oriundo do Sol que já posto ainda se fazia notar no horizonte num degrade emocionante. Ainda era possível observar uma conjunção planetária formada pelos planetas Vênus, Mercúrio e Saturno, sendo Vênus o mais brilhante dos três que se destacava no decompor das cores no horizonte.

5 comentários:

fabiodasestrelas disse...

Olha que pôr do sol lindo um degrade muito especial...

Unknown disse...

Fabinho das estrelas, deve ter sido ótimo esta experiência, vc obteve boas imagens heim!
Na proóima, me chame!

Unknown disse...

koe fessor... estive por aki.. massa as fotos depois qro achar massa minha nota.. =P...

abraços e sucesso...

Anônimo disse...

Realmente foi um pôr-do-sol peculiar!!!
Coloquei minhas fotos no meu flickr:
www.flickr.com/photos/kriger

Abraço!

Amanda disse...

Ei profº...passei por akee.
mt massa as fotos.
beeijoos*