domingo, 17 de maio de 2009

Atividade Observacional na Escola Jonas Farias na noite de 13/05/2009



Começamos a noite observando o gradual anoitecer e a maneira como as estrelas mais brilhantes foram nascendo na medida em que a influência do Sol ia desaparecendo.

Então nos lançamos a observar, logo após a montagem do telescópio, uma estrela da constelação de Orion, a sua estrela mais brilhante chamada de Betelgeuse, uma estrela supergigante vermelha, com brilho realmente muito especial e avermelhado e bastante pontual.

Depois que todos os alunos participantes e também alguns alunos do turno da noite puderam apreciar a imagem da estrela, apontamos para a nebulosa de orion, diante da natural poluição luminosa e pelo fato da constelação estar próxima ao horizonte oeste não foi possível observá-la com boa nítdez, mas com uma boa descrição do que estavam a observar puderam perceber algo como uma tênue nebulosidade no agrupamento central de estrelas onde apareciam três agrupamentos. Como alguns alunos já tinham tido a oportunidade de observar uma imagem da nebulosa de orion, ficou então mais fácil de reconhecer. Foi detalhado algumas características, como por exemplo ser um berçário e cemitério de estrelas.

Após a apreciação da nebulosa de orion passamos a observar o planeta Saturno com o seu anel e o satélite Titãn, explicando que a aparência do anel se modificava num ciclo de quinze anos e que portanto estávamos observando num momento onde os anéis estavam praticamente de perfil. Foi falado sobre a importância do satélite Titãn que este foi visitado recentemente por uma sonda para se estudar sua atmosfera e a composição dos seus mares e lagos ricos em hidrocarbonetos (gasolina por exemplo).

Terminada a contemplação de Saturno fomos em busca de outro objeto celeste não menos interessante chamado de aglomerado globular na constelação de Centauro tem o nome próprio de Ômega de Centauri, o aspecto apresentado era de um punhado de areia derramado no meio do céu estrelado pouco brilhante que parecia com o olhar menos atento a uma bola de algodão, objeto rico em estrelas com mais de 6 milhões de estrelas, não foi falado mas trata-se de um objeto longe da nossa galáxia, fora dos braços espiralados da Via Láctea.

Com isso a atividade astronômica de contemplação dos astros terminou e após a desmontagem do telescópio fomos para a sala onde vimos alguns slides sobre o nosso Sol e suas características. A noite foi muito interessante e gratificante.


http://hotmart.net.br/show.html?a=F751813F

5 comentários:

O que vale a vida do homem perante o universo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O que vale a vida do homem perante o universo disse...

Muito legal,Fábio, aua atividade,isso faz com que os alunos viagem um pouco e sintam mais prazer em estudar ,pois sabem que aquele professor não é só de "cuspe e giz..""

A ARTE DE ENSINAR E APRENDER disse...

Oi Fabio gosto desse tipo de atividades, conheci seu blog agora, muito bom um blog como o seu sempre nos acrescenta. Vou segui-lo, tenho um blog tbm mas ele tem um cunho diferente mas tambem na area da educaçao.
Carmem Lucia

A ARTE DE ENSINAR E APRENDER disse...

Oi Fabio gosto desse tipo de atividades, conheci seu blog agora, muito bom um blog como o seu sempre nos acrescenta. Vou segui-lo, tenho um blog tbm mas ele tem um cunho diferente mas tambem na area da educaçao.
Carmem Lucia

Professor Roger disse...

Olá Fábio!
Parabéns pela atividade. Muito abrangente. Outro dia vc postou em meu blog perguntando sobre a foto da Lua. Ela foi tirada com uma máquina digital e um telescópio refrator pequeno, com aumento de 28x.
Abraços.