quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

FENÔMENO DA SOMBRA ZERO

No próximo dia 19 de janeiro de 2021 na minha cidade de Serra no estado do Espírito Santo com latitude de 20 graus e aproximadamente 12 minutos poderá ser visto o Sol passando pelo zênite, conforme simulação no aplicativo Stellarium Mobile as 11 horas e 52 minutos, momento em que todas as sombras projetadas por objetos perfeitamente na vertical se anularão, como pode ser visto nesta foto registrada na Escola Estadual de Ensino Médio Aristóbulo Barbosa Leão. 
Foto obtida no dia 22/11/2013, as 12h 27min na cidade de Serra ES
Postagem no facebook no dia 24/11/2013.


Este fenômeno sempre ocorre quando a declinação do Sol se iguala a latitude local e só é possível observar este fenômeno nas cidades que estão localizadas entre os paralelos do trópico de câncer e de capricórnio. Portanto cidades que possuam latitudes superiores a 23 graus e 27 minutos , tanto sul quanto norte, nunca verão o Sol passar pelo zênite. 
Este ângulo de 23 graus e 27 minutos é o angulo de inclinação do eixo de rotação da Terra e este ângulo nos mostra como o Sol parece se mover de um hemisfério ao outro tendo como limite os paralelos que mencionei. 
Este horário de 11h 52 min é o horário em que o Sol passa pelo meridiano local, linha imaginária da esfera celeste que une o zênite aos pontos cardeais sul e norte. Sabendo o horário do trânsito solar, outra forma de normear essa passagem meridiana, podemos obter também a direção norte-sul, quanto mais próximo do inverno, maior será a precisão dessa determinação.
Carta obtida no programa Cartes du Ciel mostrando que no dia 19/01/2021
o Sol representado no centro da carta passará pelo zênite durante a 
passagem meridiana.


Pode-se observar no horizonte leste o Sol nascer em lugares diferentes ao longo de um ano ou se pôr quando se tratar do horizonte oeste, variando 23 graus e 27 min ao norte ou ao sul em relação ao ponto cardeal oeste ou leste, se a sua localização estiver próximo ao equador. Para latitudes elevadas, isto é, localidades distantes do equador, a amplitude do movimento aparente solar no horizonte será bem maior do que essa variação acima, necessitando utilizar expressões que possam trazer com mais exatidão essa amplitude no local do nascimento ou ocaso ao longo do ano trópico.

Que ser aprovado em seleções para mestrado e doutorado? Conheça esse curso?

2 comentários:

Professor Leandro Moraes disse...

Muito interessante Fábio, realmente é uma atividade que nos incentiva a observar a inclinação da incidência de raios solares durante o ano. Parabéns pelo belo trabalho, irei usar com meus alunos.

Eli D'Avila disse...

Achei muito interessante essa explicação. Eu já havia percebido a mudança do local onde o Sol se punha ou nascia de acordo com a estação do ano. Mas não sabia o porquê. Obrigada, agora já sei.