sábado, 30 de agosto de 2008

Projeto “Astronomia na Escola”




Visita à Escola Anísio Ramos no dia 29/08/2008
em Cachoeiro do Itapemirim ES.

Projeto Desenvolvido pela Escola Anísio Ramos desde 2006 conta com o apoio do Observatório Astronômico da Ufes – OA-UFES, onde também participo das atividades de maneira voluntária.

Estávamos em quatro pessoas Eu o Sandro, os monitores Conrado e Mário. O Sandro proferiu palestra utilizando-se do Stelarium, programa de astronomia que reproduz o céu podendo se criar situações e visualizar eventos astronômicos que ainda irão acontecer ajudando no planejamento das atividades de observação, também discutiu a questão dos movimentos do sistema Terra-Sol e Lua. A palestra foi realizada na Escola Nova do Anísio Ramos.
A observação Astronômica aconteceu nas antigas instalações do Anísio Ramos, onde estão as turmas do ensino fundamental 1. Eu e o Conrado organizamos as atividades observacionais utilizando dois telescópios, o Telescópio Meade do OA-UFES

e o meu Telescópio da Celestron da série NextStar 130 SLT.
Durante a realização do evento percebemos que os alunos já demonstram uma série de comportamentos onde se observa um amadurecimento tanto no momento de se aproximar dos telescópios para observação, assim como para fazerem perguntas mais específicas buscando maior entendimento. Percebemos então como é importante apesar das dificuldades manter iniciativas como essas. É preciso parabenizar o Diretor Ricardo e a Pedagoga Vânia que sempre são incansáveis na busca deste objetivo e ainda as Prof.as Yvana, Vera, Cirlene, Simone e todos os demais que de alguma forma ajudam a manter esta chama acesa.
Como é bonito ver aqueles olhares ávidos de conhecimento cujo a atividade ajuda a transformar a vida de crianças em pessoas mais completas e cheias de sonhos.

6 comentários:

Unknown disse...

Realmente este é um projeto maravilhoso. Todos nós aqui de Cachoeiro gostamos muito, e isso nos fes e faz refletir sobre Deus em sua perfeição, incentivando-nos cada vez mais a busca pelo conhecimento. Parabéns!!!!!!

arlindovisk disse...

Beleza camarada Fabio, seu blog esta bonito, se quiser algumas dicas estou a disposição, conheço a linguagem html, para colocar seus links, visite meu blog também: www.arlindoferreira.zip.net
P.s: já sou avô, meu neto naceu sexta feira. Abraços

Adriano Aubert disse...

Olá Fábio,

meu nome é Adriano, sou de Maceió e faço parte do CEAAL, Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas. Também temos aqui um programa de atendimento às escolas ,chamamos de "Descobrindo Universo". Estou passando para parabenizá-los pela iniciativa. É muito legal e gratificante compartilhar nossa paixão pelo Cosmos com os estudantes.
Abraço

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Puxa, bem arrumadinho mesmo o blog, hein! Gostei muito!
Parece que foi realmente muito boa a visita, ainda mais com uma equipe como essa, completíssima!
Parabéns pelo trabalho! Temos que continuar nos esforçando nesse sentido, divulgando o que há de maravilhoso no Universo e desmistificando o que é e o que não é ciência, para então reforçar o nosso papel nesse imenso cenário!
Abraços!

Anônimo disse...

Bela iniciativa professor Fábio Bianchi! Pois através deste Blog, podemos perceber o quanto é humano e dedicado com o que se propõe a realizar.É notória a sua paixão pelas estrelas, tal empenho em divulgar a astronomia, a pesquisa é merecedor de elogios e reconhecimento pelos seus alunos e pelas pessoas que o admiram. Parabéns!