segunda-feira, 30 de junho de 2008

Aula Observacional

Apresentação:
Aula observacional ministrada a um grupo de pessoas que tenham interesse ou curiosidade em astronomia.

Tema:
Orientação Geográfica por meio de Observações Astronômicas.

Objetivo:
Capacitar o aluno a se localizar na superfície terrestre, a manusear uma carta celeste identificando os principais pontos de referência e a conhecer a cerca da natureza dos corpos celestes por meio da observação astronômica.

Desenvolvimento e Metodologia:

Primeiramente posicionar o aluno quanto aos pontos cardeais, achar as estrelas que podem dar essas referências , bem como ter a idéia da latitude em que nos encontramos e a conseqüente influência que essa informação possa ter para a observação do céu do hemisfério sul e do norte.
Falar sobre a posição do Sol durante o dia e a relação direta com o céu que será observado a noite; como também descrever rapidamente as conseqüências da inclinação do eixo da Terra, na questão dos solstícios e dos equinócios, estimulando os alunos a fazerem experiências práticas para verificarem o movimento aparente do Sol, indo e vindo em relação ao equador celeste.
Descrição das constelações zodiacais, dando ênfase as estrelas mais brilhantes, definindo a linha da eclíptica; comentando ainda que esta linha representa o plano que contém todo o sistema solar; portanto, vamos nos deparar com os cinco planetas do sistema visíveis a olho nu, se movendo ao longo de uma linha imaginária definida ainda pelo alinhamento destes planetas quando espalhados pelo céu, é o caso de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, que a Lua também estará sobre esta linha, mas com variação de 5 graus acima ou abaixo do plano. Não deixando de acrescentar o movimento aparente destes planetas em relação às estrelas de fundo, apontando as dificuldades de se observar o planeta Mercúrio, mencionando que os planetas que estão entre a Terra e o Sol vão apresentar fases como a Lua.
Observação das estrelas mais interessantes, como as estrelas coloridas, as estrelas duplas e ainda as variáveis. Apontando as causas de suas aparências.
Observação da Via Láctea, a olho nu, discutindo nossa posição em relação a ela, caracterizando as várias partes da nossa galáxia por meio da observação dos aglomerados globulares e abertos e das nebulosas difusas, planetárias e brilhantes.
E por fim a observação de outras galáxias, primeiro a olho nu quando possível e depois com telescópios as galáxias difusas mais brilhantes.

Um comentário:

Unknown disse...

Grande Fábio! Muito legal o blog...tah de parabéns! O pessoal do Anísio Ramos tbm...nunca vi tanta criança querendo ser Astrônomo!
-Conrado Adverci-