sábado, 28 de abril de 2012

Bruno Blanes Medalhista de Bronze na OBA Participa do V Encontro de Astronomia e Astronáutica

Aluno e professor participam do V Encontro de Astronomia e Astronáutica para a princípio apresentarem um pôster sobre o projeto desenvolvido em agosto de 2011 intitulado de Observando o Sol Poente e sua Atividade, o que não foi possível por terem perdido o pôster no taxi que pegaram no caminho para o hotel. Mas apesar disso poder levar um aluno e fazê-lo participar de palestras de astronomia com pessoas apaixonadas pelo tema, foi realmente maravilhoso. O encontro começou com a apresentação daqueles que ajudaram a tornar o evento uma realidade a cada ano, onde se destaca o Marcelo de Souza organizador principal do encontro. Então iniciou-se a primeira palestra que foi realizada pelo Tamas Ladanyi , Meu trabalho de Astrofotografia no “The World at Night” (TWAN), Tamas representa uma organização que tem por objetivo retratar o céu no mundo todo levando em conta os aspectos culturais das cidades e suas principais edificações, utilizando para isso o que há de melhor em fotografia e software para criarem efeitos muito legais nas imagens editadas. Podemos ver alguns exemplos abaixo:
Na primeira foto temos o Bruno ao centro, ele participou da oficina de astrofotografia ministrada pelo Tamas. Mais algumas fotos:
Então depois veio a palestra do José Carlos Diniz do NGC 51 e CANF apresentando a “A Astrofotografia no Brasil, a Vitória da Paixão”. Na qual coloca os desafios de se fazer astrofotografia num país tropical de clima instável e aponta diversos nomes de pessoas que vem fazendo trabalhos maravilhosos de astrofotografia. Depois do almoço veio a apresentação de Johannes Stübler dos Astronômos sem Fronteiras (AWB), onde ele descreve sua aventura pelos países árabes ao levar sua van e seus equipamentos astronômicos e compartilhar com esses povos o fascínio pelo céu.

Nenhum comentário: